Campeonato Brasiliense de Rédeas marca a inauguração da primeira pista coberta do Centro Oeste

Publicado em: 21/10/2015 - Atualizado em: 07/11/2015

No sábado (17), o Haras Quinta da Figueira, em Sobradinho, recebeu a I Etapa do Campeonato Brasiliense de Rédeas 2015/2016 com cerca de 60 competidores do Distrito Federal e de Goiás. Na ocasião, foi inaugurada a primeira pista de rédeas coberta do Centro Oeste.

 O presidente da Federação Hípica de Brasília (FHBr), Jorge Dornelles Passamani, prestigiou o evento juntamente com o diretor de rédeas da FHBr e proprietário do Haras Quinta da Figueira, Edgard Santos, a presidente da Associação Brasiliense do Cavalo de Rédeas, Mariana Piva e Francisco Moura, presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas.

O diretor de rédeas da FHBr, Edgard Santos explica que a modalidade engloba duas categorias, Amador e Aberta, com quatro níveis em cada uma delas. Os percursos que cada conjunto deve fazer são indicados com antecedência e, em cada apresentação, são feitas até oito manobras.

O esporte é extremamente técnico, exigindo do cavaleiro muita concentração e equilíbrio.  Os cavalos utilizados são principalmente da raça quarto de milha, com estruturas ósseas e musculares fortes para suportar o nível de esforço durante os treinamentos  e competições.

“O cavaleiro que, com menor interferência, conseguir que o cavalo faça as manobras com qualidade e velocidade vai pontuar mais”, afirma.

A inauguração da pista coberta é fundamental para o crescimento do esporte no DF e deve permitir aos atletas locais maior nível de competitividade nos eventos nacionais.

“Rédeas é um esporte indoor, precisamos de um piso de qualidade para deixar  as manobras mais perfeitas. Ter em Brasília um espaço que reproduza o que acontece em outros locais é importante para a adaptação dos cavalos”, afirma Edgard Santos.

As competições de rédeas também crescem em nível nacional. A Associação Brasileira do Cavalo de Rédeas conta hoje com 350 sócios em dez núcleos espalhados pelo país. A estimativa da ABCR é que mais de 1500 pessoas pratiquem o esporte no Brasil. Em 2015, foram filiadas as associações do Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile.

O presidente da ABCR, Francisco Moura, afirma que a inauguração da primeira pista de rédeas coberta em Brasília é um marco.

“O que  fortalece o esporte é o público e a pista. Aqui temos as duas coisas. O desempenho dos núcleos na organização das competições é fundamental, nós não conseguiríamos fazer nada sem essa participação dos núcleos”, afirma. 

  • Por: FHBr
  • 21/10/2015
  • Fonte: Comunicação FHBr e TM Fotos e Vídeos
COMENTÁRIOS DA NOTICIA